Header image  
COMO LIDAR COM RECURSOS NATURAIS  
line decor
   - União Protetora do Ambiente Natural - UPAN
line decor
 
 


NOVO: faça o download do livro clicando aqui!

Esse site é o complemento virtual de um livro produzido pela União Protetora do Ambiente Natural - UPAN, cuja impressão foi financiada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente do município de São Leopoldo. Esse livro quer contribuir com o debate nacional em busca de uma sociedade brasileira sustentável, onde o uso dos recursos naturais seja socialmente mais justo, ecologicamente mais sustentável e economicamente otimizado.

Nesse site você também poderá encontrar informações adicionais àquelas encontradas no livro, como informações sobre tecnologias, tipos de resíduos, legislação, empresas, literatura, links, entre outros.

Ary Vanazzi – Prefeito de São Leopoldo (RS) e Presidente do Consórcio Intermunicipal Pró-Sinos:
"A questão dos resíduos sólidos vem adquirindo uma importância crescente para os administradores municipais. Inicialmente figurou, e ainda figura na maioria dos casos, como um problema de soluções complexas e dispendiosas, envolvendo embates com órgãos ambientais, com a população e com as empresas prestadoras de serviços. Contudo, nos últimos anos, o tema tem revelado aspectos positivos que permitem inclusive inscrever as despesas relacionadas a ele como investimentos, com repercussões ambientais, sociais e econômicas positivas. Basta lembrar que a coleta, reciclagem, deposição e compostagem de resíduos tem gerado empregos, renda, energia, inclusão social e recuperação ambiental em diversas experiências bem sucedidas em todo o país. Multiplicar essas experiências em todos os municípios, de modo planejado e sustentado, significa saltar de uma situação de passivo ambiental para uma posição de ganho ambiental e social. O livro RESÍDIOS: COMO LIDAR COM RECURSOS NATURAIS é uma contribuição pertinente, importante e necessária para incentivar a reflexão e amplificar esse movimento mundial que repensa nossa relação com os produtos da ação humana."

Lançamento do livro

Neste domingo dia 03 de Agosto de 2008 foi realizado o lançamento do livro “Resíduos: como lidar com recursos naturais” na São Leopoldo Fest, no Espaço Pensamento. O livro foi organizado pelo ambientalista da UPAN, Manuel Strauch, e pelo professor Dr. Paulo Peixoto de Albuquerque, contando com o apoio do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) e do SEMAE, e é destinado à distribuição gratuita. Estavam presentes ao lançamento o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Darci Zanini, o Coordenador da Upan Rafael Altenhofen, o diretor da Editora Oikos Erny Mügge, e um dos organizadores da obra, Manuel Strauch.

 


Artigo: análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos por Manuel Strauch e Greice Pinz (Pág. 28).

NeoMondo

"Atualmente, a gestão de resíduos na Alemanha não é primordialmente um problema técnico. Ela está, antes, inserida no debate sobre a sustentabilidade, que se caracteriza por termos centrais como impacto ecológico, eficiência no uso dos recursos naturais, limites do crescimento e formas sustentáveis de lidar com matérias-primas e energia."
Werner Schenkel
– Instituto Federal do Meio Ambiente da Alemanha

"Na China, a Economia Circular foi identificada pelo governo chinês em 2002 como uma via importante rumo ao desenvolvimento sustentável, sendo considerada um novo modelo de industrialização."
Yuhong Cen - Universidade de Zhejiang Gong Shang, China.

"As ações de base – conforme demonstra o êxito de alguns grupos da sociedade civil e organizações ambientalistas sem fins lucrativos como a Mother Earth Foundation – têm um papel crucial para o atingimento do objetivo de uma sociedade filipina sem resíduos."
Sonia Mendoza
– Mother Earth Foundation, Filipinas.

"Um plano de Lixo Zero busca aplicar medidas em todo o ciclo dos materiais, tendo como objetivo, por um lado, reduzir drasticamente a quantidade e toxicidade dos resíduos gerados e, por outro, fazer com que tudo que é descartado volte ao ciclo produtivo ou à natureza de forma segura."
Cecilia Allen
– rede GAIA, Argentina

 
 

 

Resíduos:

UPAN

Editora Oikos

Apoio:
FUNDEMA