INSTITUCIONAL

hl_roessler

A União Protetora do Ambiente Natural (UPAN), tem como patrono o pioneiro do movimento ambientalista brasileiro, Henrique Luiz Roessler (1896-1963).

Fundada em 13 de julho de 1971, a UPAN é um grupo de pessoas da comunidade de São Leopoldo e outras cidades do Rio Grande do Sul. Não está presa a limites territoriais e é governada por sua Assembléia Geral.

Não tem nenhuma atividade político-partidária, nem qualquer vínculo administrativo com prefeituras ou Governo do Estado. É totalmente independente de qualquer outra entidade, mas sempre que possível trabalha em parceria com outros setores do movimento ecológico gaúcho, brasileiro e de outros países.

 

DOCUMENTAÇÃO

 

  • A UPAN está registrada em cartório no Livro Civil de Pessoas Jurídicas nº A – 2, folha 65 v, sob número 149 (Cartório Comaseto – São Leopoldo – RS).
  • A Lei Municipal 2287, de 05 de maio de 1982, tornou a UPAN de Utilidade Pública.
  • Também é qualificada como OSCIP pelo Ministério da Justiça (Processo MJ nº 08026.014387/2004-37), desde 13 de outubro de 2004.

ESTATUTO

 

Capa do Estatuto UPAN

 

MISSÃO

Agir localmente contribuindo com a construção e consolidação de uma nova ordem mundial, ecologicamente sustentável, socialmente justa, culturalmente adequada, politicamente democrática, economicamente viável e ética.