Mayerlinger de Lima

Mayerlinger de Lima

Coordenadora

Mayerlinger Rodriguez Buitron de Lima é colombiana, é graduada em Gestão Ambiental pela UNISINOS. Atuou junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Viveiro Municipal, localizado no Parque Imperatriz. Tem experiência na elaboração de planos de gerenciamento de resíduos, Educação Ambiental, pesquisa científica.

Rafael Altenhofen

Rafael Altenhofen

Vice-Coordenador

Rafael José Altenhofen é biológo, formado pela UNISINOS e professor do PVSinos. É co-fundador da cooperativa de reciclagem Cooperesíduos de São Leopoldo, mestre em Biologia (Ecologia Humana), professor no curso técnico PVSinos e membro de diversos conselhos deliberativos e consultivos na área de Ecologia e Meio Ambiente.

 

Ricardo Rocha

Ricardo Rocha

1º Secretário

Ricardo Schuck Rocha é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem 37 anos e há 8 anos dedica-se a empreender, unindo Ecologia e Comunicação. Para isso criou, em 2007, a Reciclage Assessoria de Comunicação e Soluções Sustentáveis. Tendo como cartão de visitas as sacolas recicladas de jornal, atuou em locais tão diversos quanto presídios, galpões de reciclagem, centros de dependência química, agências de publicidade, entre outros, buscando construir um legítimo negócio sustentável, através do artesanato de reciclagem. Com o tutorial Faça sua Sacola Reciclada começaram os contatos para realização de oficinas de Educação Ambiental em empresas, escolas e em eventos abertos ao público. Desenvolveu a oficina “Sustentabilidade na prática”, onde busca aproximar o debate ecológico das pessoas de uma forma lúdica, informativa e divertida. É produtor e apresentador da Rádio Verde.

Karine Bastos

Karine Bastos

2ª Secretária

Karine Bastos dos Santos é graduada em Gestão Ambiental pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Com a universidade trabalhou por mais de 2 anos em projetos de pesquisa científica. Na área de Engenharia Civil como bolsista CNPq com o Programa de Produção Mais Limpa no setor metal-mecânico, atuando com otimização de processos e utilização de coproduto com a ferramenta de Simbiose Industrial. Com o Programa Unisol (Universidade Solidária) em parceria com o Banco Santander,  atuou como bolsista e organizadora do projeto em Economia Solidária na área ambiental com reciclagem de óleo pós-uso na fabricação de produtos de limpeza e higiene, educação ambiental. Também possui vivência em Londres (Reino Unido), onde realizou cursos em Permacultura, design de permacultura e alimentação orgânica com intercâmbio em fazendas ao redor da Inglaterra.

Gérson Schuster

Gérson Schuster

1º Tesoureiro

Gérson Luiz Schuster é Primeiro Tesoureiro da UPAN, gestão 2015-2016.

Cledi Arnhold

Cledi Arnhold

2ª Tesoureira

Cledi Sossmeier Arnhold é Segunda Tesoureira da UPAN, gestão 2015-2016.

Alcido Arnhold

Alcido Arnhold

Conselheiro Fiscal

Alcido Anildo Arnhold é Conselheiro Fiscal da UPAN, gestão 2015-2016.

Dárnis Corbellini

Dárnis Corbellini

Conselheiro Fiscal

Dárnis Corbellini é Mestre em Sociologia, Ciência Política e Antropologia, pela UFRGS, Graduação em Ciências Sociais pela UNISINOS. Professor na Unisinos (30 anos), no Centro Universitário La Salle (12 anos), na ULBRA (4 anos). Coordenador dos Ministros da Eucaristia na Igreja São José Operário, Fião em SL há 6 anos.

Marilene Bobsin

Marilene Bobsin

Conselheira Fiscal

Marilene Loss Bobsin é pedagoga formada pela UNISINOS, com ampla experiência na área da Educação, com mais de 30 anos de atuação na área, com foco na Educação Popular e com o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. Como vice-diretora na E. E. de 1º Grau Helena Câmara onde desenvolveu diversos projetos ambientais dentro da escola: Reciclagem, formação de agentes ecológicos, Educação para Paz, Horta Escolar, entre outros. Também faz parte do Conselho de Administração do Centro Operário Leopoldense – COL.

Maria Teresa Schleder

Maria Teresa Schleder

Conselheira Fiscal

Maria Teresa Schleder é Conselheira Fiscal da UPAN, gestão 2015-2016.

Manuel Strauch

Manuel Strauch

Coordenador de Pesquisa

Manuel Strauch é mestre em Gestão Ambiental Pública e Privada pela Universidade Livre de Berlim, pesquisador em gestão de resíduos, inovações ambientais, energias renováveis e recursos hídricos, organizador e co-autor do livro Resíduos: como lidar com recursos naturais (2008), entre outras publicações. Pesquisador consultor do Instituto Fraunhofer ISI de Karlsruhe, na Alemanha. Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente do RS representando a UPAN. Coordena o projeto de assessoria jurídica e de política ambiental da UPAN dentro do Projeto VerdeSinos do COMITESINOS, financiado pela Petrobrás.

DICAS PARA UMA VIDA + NATURAL

“Pratique meditação. Considerada por alguns como instrumento para uma lógica da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens no céu, isto é, sem se comprometer psicologicamente com eles, até que seu firmamento mental fique todo, ou quase todo, livre das nuvens. Mesmo que o céu não fique inteiramente limpo você notará que as nuvens ficarão mais altas, brancas, agradáveis e claras. Procure ler um bom livro sobre meditação.”

RECEBER NOVIDADES

Digite seu email para ser notificado a cada nova publicação em nosso site. Você será avisado por email. Fique com a gente!