Portal das Dioxinas e Furanos

tetra-cloro-dibenzo-dioxina

As dioxinas e os furanos são uma classe de hidrocarbonetos clorados produzidos involuntariamente em uma série de processos químicos, térmicos e biológicos. Essas substâncias estão entre as mais cancerígenas conhecidas, representando um risco muito grande à saúde e ao meio ambiente. Por isso, esses elementos estão listados na Convenção de Estocolomo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, e precisam ser medidos, monitorados e reduzidos drasticamente para eliminar os riscos à população.

O conhecimento sobre dioxinas ainda é escasso no Brasil, havendo necessidade de aporte de informações. Este site pretende disponibilizar informações sobre as diversas fontes de dioxinas e os sintomas de contaminação que acarretam, para auxiliar na formulação de estratégias de prevenção e diagnóstico, bem como auxiliar em processos de redução da emissão de dioxinas.

A segunda versão do guia para estimativa de Dioxinas e Furanos foi lancado, estando disponível em http://www.pops.int/documents/guidance/toolkit/sp/Toolkit_2005es.pdf em espanhol, bem como outros idiomas.

Atenção: antes de utilizar este gráfico leia atentamente quais os limitantes e ressalvas a estes dados na seção Estatísticas.